Perguntas Frequentes

Há três hipóteses:

  • A pessoa que a escreveu pode tê-la apagado. Não acontece muito mas normalmente vê-se quando alguém apaga a conta no Yelp.
  • A avaliação pode ter sido removida pela nossa equipa de assistência. Isto só acontece se a avaliação infringir as nossas Diretrizes de conteúdo ou se o utilizador infringiu os nossos Termos de Serviço.
  • Se a avaliação não estiver a ser recomendada de momento pelo programa automatizado de recomendações do Yelp. Não obstante, a avaliação é visível na página do negócio em Avaliações Recomendadas, mas não conta para a contagem de avaliações ou para a classificação geral por estrelas. Esta é uma função de rotina do nosso software automatizado e afecta todos os negócios do site. Lê mais sobre como funciona em baixo.

Recebemos milhões de avaliações dos nossos utilizadores e tentamos mostrar os que melhor refletem a opinião da comunidade Yelp. As restantes são acessíveis através de um link no fundo da página de cada negócio, mas não contam para a contagem de avaliações nem para as estrelas de um negócio.

Esta abordagem é bastante diferente de outros sites que tendem a deixar todos e qualquer um praguejar com ou sem razão. Fazemos o nosso melhor para acarinhar a comunidade de utilizadores que contribuem ativamente com informação de confiança.

Usamos um software automático desenvolvido pelos nossos engenheiros para recomendar avaliações da comunidade Yelp. O programa analisa vários sinais e medidas de qualidade, fiabilidade e atividade no Yelp. Acima de tudo, o programa valoriza as pessoas que estão intrinsecamente motivadas para partilhar a riqueza e os detalhes das experiências por que passam todos os dias nos negócios da cidade. Em média, o software recomenda cerca de três quartos das avaliações submetidas.

São várias as razões que podem levar uma avaliação a não ser recomendada. Por exemplo, a avaliação pode ter sido feita por um utilizador novato ou pode ter parecido ofensiva ou desnecessariamente agressiva. Algumas das avaliações são falsas (por exemplo quando inseridas no mesmo computador) e outras não são imparciais (se escritas por um amigo do proprietário do negócio), mas muitas são avaliações reais de utilizadores que não conhecemos muito bem ainda e que, portanto, não podemos recomendar.

Não. O nosso software de recomendação trata anunciantes e não-anunciantes exatamente da mesma forma. Encontram-se muitos dos anunciantes Yelp com avaliações negativas, e muitos não-anunciantes com uma classificação de cinco estrelas em qualquer categoria.

Para além disso, não há nenhuma correlação entre o momento em que uma avaliação é recomendada e o momento em que uma empresa decide - ou recusa - anunciar: as avaliações podem ser recomendadas, ou não, até dias, semanas ou mesmo meses depois de terem sido publicadas, e aquele simpático representante de vendas do Yelp não tem influência nenhuma nessa decisão.

Resumindo, não há qualquer relação entre avaliações e o que quer que tenha a ver com Anúncios Yelp ou com as vendas dessa publicidade. Ponto.

Não importa o quanto você tentar, você não poderá agradar à 100% das pessoas, 100% do tempo. Avaliações negativas são inevitáveis - e absolutamente normal - faz parte do negócio. Nós também recebemos.

Ao mesmo tempo que é importante estar atento a padrões nas avaliações (i.e., várias pessoas a queixar-se que o pão está duro ou que um empregado específico é desagradável), nenhuma avaliação específica deve ser levada a peito. A maior parte dos utilizadores do Yelp procuram o consenso entre as várias avaliações que lêm em vez de se focar numa só avaliação, deves tentar fazer o mesmo.

Obviamente, podes semprecontactar quem fez a avaliação ou publicar uma resposta pública, mas atenção, responder a avaliações críticas com criticismo quase nunca dá bom resultado.

Nós não tomamos partido em disputas, então a sua melhor opção seria entrar em contato com o avaliador ou postar uma resposta pública a fim de esclarecer qualquer mal-entendido. Se é evidente que a avaliação viola as nossas Diretrizes de Conteúdo (ex: o avaliador descreve claramente uma experiência de segunda mão ou usa um insulto racial), você pode reportar a avaliação para trazê-la à nossa atenção.

Não, não deves pedir aos clientes que publiquem avaliações no Yelp.

A maioria dos negócios tende a pedir aos seus clientes mais satisfeitos que escrevam avaliações e não aos insatisfeitos. Estas avaliações previamente selecionadas contam apenas uma parte da história e não achamos que isso seja justo para os consumidores. É muito melhor esperar pelas avaliações dos membros da comunidade Yelp que estão inspirados e com vontade de contar a sua experiência sem ser necessária a intervenção do proprietário do negócio.

Como tal, não te deverá surpreender que o nosso software não recomende as avaliações que pediste aos teus clientes para escreverem. A melhor aposta para conseguir avaliações imparciais e de boa qualidade é proporcionar uma experiência fantástica aos clientes – o que não é igual a pedir aos clientes que te avaliem no Yelp.

Processados os números, eis o que encontrámos (à data de dezembro 2013). Como vês, apenas uma pequena fração das avaliações que recomendamos são de menos de três estrelas.

Investigadores independentes de Harvard e da Universidade de Boston, de forma semelhante, desfizeram o mito de que o Yelp é tendencialmente negativo, provando que são recomendadas muito mais avaliações positivas do que negativas.

Aqui ficam algumas possíveis explicações:

  1. Algumas das avaliações podem ter sido escritas por pessoas que ainda não conhecemos muito bem, portanto as avaliações pesam menos no nosso programa automatizado de recomendações. Isto é normal e afeta todos os negócios no Yelp e todo o tipo de avaliações, negativas ou positivas.
  2. As avaliações podem apresentar um padrão diferente do que é normal. O nosso software automático está preparado para detetar essas anomalias e mesmo quando há uma boa explicação, o software muitas vezes prefere jogar pelo seguro.
  3. Os nossos utilizadores escrevem mais avaliações positivas que negativas, para começar, por isso é normal que haja uma maior proporção delas a ser recomendadas... e a não ser!

O nosso software de recomendações funciona diariamente, portanto os resultados podem mudar diariamente. Por vezes, encontram-se situações em que uma avaliação é recomendada ou não recomendada dias, semanas ou até meses após ter sido inserida inicialmente. Por exemplo, o nosso software de recomendação pode encontrar nova informação que faça com que determinado Yelper seja mais confiável do que assumido inicialmente, ou o contrário. Às vezes, um utilizador estagna e o software pode ter isso em consideração também.

O importante é perceber que o nosso software de recomendação gera diferentes resultados em diferentes dias baseado na informação que lhe chega.

Licenciamos informação básica dos negócios através de bases de dados externas que as recompilam de registos públicos, entre outras fontes. Também conseguimos muita da informação pelos nossos utilizadores, que são generosos o suficiente para corrigir a informação que já temos ou para dar a conhecer um novo espaço que tenha aberto no bairro. Por favor, diz-nos caso alguma da informação esteja desatualizada!

Os consumidores têm o direito de dizer o que pensam, o que gostam (e o que não gostam) numa refeição, no serviço de um canalizador ou o que acharam de uma lavagem ao carro. Não removemos páginas de negócios, portanto a solução é envolver-se com os seus fãs e os seus críticos da mesma maneira e ouvir o que têm a dizer. Talvez tendo isso em consideração consigas umas novas avaliações positivas!

Não. Não é possível pagar-nos para remover ou reordenar avaliações negativas — simples. É, no entanto, de salientar que incorporamos alguns meios de controlo no nosso sistema: entre outras coisas, a nossa equipa de vendas não tem privilégios administrativos que lhe permita apagar avaliações negativas; da mesma maneira, as pessoas quem têm esses privilégios não estão ligados de maneira nenhuma à equipa de vendas e não são compensados pelo volume de vendas.

Há muitas empresas de "gestão de reputação" que dizem trabalhar com o Yelp para remover avaliações negativas ou aumentar a reputação do negócio... por um preço, claro está! Se te perguntas como podem estas empresas fazer obter os resultados que prometem, a resposta é simples: Não podem. Não há nem nunca houve qualquer soma que possa ser paga — ao Yelp ou a qualquer outra entidade — para manipular as avaliações.

Caso tenhas sido contacto por alguém com alguma oferta deste género, adoraríamos que nos contactasses com detalhes para que os possamos impedir de abordar outros negócios. Por favor {contact_link}">contacta-nos com os detalhes.

Em último lugar, como já tínhamos referido, a melhor estratégia para gestão de reputação é dar aos seus clientes o melhor tratamento possível e responder diplomaticamente aos seus avaliadores.

De forma alguma. A ordem das avaliações não pode ser manipulada e é determinada pelo Organizador Yelp, a nossa metodologia que apresenta as avaliações mais úteis. Por exemplo, a primeira avaliação mostrada de um negócio será uma que reflita a classificação média da empresa. Esta metodologia é aplicada a todas as empresas, paguem ou não por publicidade.

Esta informação subjetiva é votada pelos nossos utilizadores que avaliaram o negócio. A informação pode mudar com o tempo à medida que mais pessoas avaliam o negócio e votam mais. As informações mais objetivas de um negócio (e.g., se são aceites cartões de crédito ou se tem acessos para mobilidade reduzida) podem ser definidas pelo proprietário se este tiver criado uma conta gratuita em Yelp para Proprietários

"Adoram-nos no Yelp" é um programa que dá um autocolante e uma carta de recomendação dos fundadores do Yelp a todos os negócios que se qualifiquem, dada a sua história e classificação no Yelp. Os autocolantes são enviados duas vezes por ano a todos os negócios que se qualifiquem. O facto de o negócio publicitar no Yelp não influencia de forma alguma a atribuição de um autocolante".

Ninguém gosta de receber uma avaliação negativa e ainda é pior se achar que viola os seus direitos legais. Mas um bom advogado dir-lhe-á a verdade: processos de difamação são notoriamente custosos e difíceis de ganhar. Pior, são tremendamente públicos. Podemos apontar incontáveis exemplos de processos mal aconselhados que causaram mais dano que benefício. Também de pouco vale levar o Yelp para a disputa, uma vez que o Yelp é apenas um fórum onde as pessoas podem partilhar as suas opiniões. (A lei é clara neste ponto, mas pode tirar dúvidas com um advogado). Podem haver casos, embora raros, em que é apropriado seguir pela via judicial mas, na grande maioria, não se vai longe e não terás o retorno esperado processando alguém que faz um avaliação negativa.